Task Descriptor: Planejar Configuração do Projeto
Planejamento da configuração do projeto.
Based on Method Task: Planejar Configuração do Projeto
Relationships
Main Description

O objetivo deste processo é englobar todas as atividades de elaboração do planejamento das atividades de gerência de configuração do projeto. É durante o planejamento que os itens de configuração do projeto são identificados e as atividades de trabalho das equipes vinculadas à gerência de configuração são definidas.

Steps
Definir equipe de configuração
  1. O Gerente de Projetos deve recuperar o template de Plano de configuração e definir a equipe de configuração (baseado na equipe alocada para o projeto), seus papéis e responsabilidades nas atividades de Gerência de Configuração do projeto.
  2. A equipe de configuração e suas responsabilidades devem ser definidas no Plano de Configuração como no exemplo abaixo:
Nome Função Responsabilidade
<nome> Gerente de Projetos
  • Avalia impacto das solicitações de mudança;  
  • Avalia se a solicitação de mudança impacta na arquitetura do software
  • Abre solicitações de mudanças
  • Solicita baselines
<nome> Líder Técnico
  • Avalia se a solicitação de mudança impacta na arquitetura do software
  • Abre solicitações de mudanças
  • Avalia impacto de mudanças
  • Revisa implacto de mudanças
  • Solicita releases
  • Cria branches de testes
  • Implementa merges
<nome> Analista de Sistemas
  • Identifica solicitação dos principais envolvidos
  • Abre solicitação de mudanças
  • Avalia impacto de mudanças
  • Implementa merges quando solicitado
<nome> Gerente de Controle de Mudança
  • Estabelece processo de controle e mudança;
  • Revisa solicitação de mudança;
  • Acompanha o processo de controle de mudança;
  • Estabelece política de gerência de configuração;
  • Realiza auditoria de configuração;
  • Configura ambiente;
  • Escreve plano de gerencia de configuração;
  • Relata status de configuração;
  • Cria unidade de implantação.
  • Avalia se a solicitação de mudança impacta na arquitetura do software
<nome> Analista de Teste
  • Reporta testes para geração de baselines e releases
  • Abre solicitação de mudanças e bugs
  1. O Gerente de Projetos deve também definir o CCB do projeto, que é a equipe responsável por analisar as solicitações de mudança no projeto demandadas pelos clientes internos e/ou externos. 
  2. O CCB deve ser composto minimamente pelo Gerente de Projeto e pelo Líder técnico do projeto, podendo ser o Gerente do Projeto ou um analista da equipe. O importante é que a equipe formada seja capaz de avaliar as solicitações de mudança, observando os impactos na configuração do produto (ou seja, nos itens de configuração do produto) e do projeto, cabendo ao CCB aprová-las ou não.
  3. O CCB e suas responsabilidades deve ser descrito no Plano de Configuração, de acordo com o template. O CCB é responsável por aprovar as solicitações de releases e baselines.
Definição dos Itens de Configuração

Os itens de configuração devem ser identificados antes mesmo de se iniciar o projeto, pois eles serão usados como base para os projetos a serem executados dentro da fábrica de software. Podem ser considerados itens de configuração de um projeto:

  • Plano de Projeto;
  • Planilha de Alocação; 
  • Documentos de Requisitos;
  • Atas de Reunião e Aprovação;
  • Código-fonte;
  • Arquivos de configuração;
  • Planos de Testes;
  • Relatórios de Acompanhamento;
  • Planilhas de Medição;
  • e-mail de aprovação.

Os itens de configuração do produto devem estar descritos no Plano de configuração do Projeto, que deverá ser concluído na fase de Planejamento e alterado apenas quando algum aspecto da configuração do produto for modificado.

Definimos alguns critérios de escolha de Itens de Configuração abaixo:

Critério Detalhamento
Artefatos compartilhados entre equipes de projetos diferentes Um projeto pode estar demandando alterações em funcionalidades do projeto que vão impactar outros projetos em execução. As alterações nestes projetos precisam ser controladas para não impactarem negativamente outros projetos. Ex: o projeto pode usar partes de códigos ou requisitos de outros projetos.
Artefatos de alta criticidade para a equipe do projeto Existem artefatos vinculados ao projeto que devem estar sempre consistentes e atualizados para que as equipes que os utilizam não trabalhem sob uma versão errada do artefato.

Os itens de configuração do projeto devem estar documentados no plano de configuraçao do projeto, para facilitar tanto a aprovação do planejamento como o acompanhamento das atividades de gerência de configuração.

Os itens de configuração de um produto e dos projetos devem ser identificados unicamente, para facilitar o seu acesso e referência. A identificação destes itens segue o padrão de nomenclaturas de itens definidos pela empresa e deve estar documentado no plano de gerência de configuração.

Configurar ferramentas de Gerência de Configuração

O Analista de Configuração, com apoio do Gerente de Projetos e do Líder técnico do Projeto, deve criar (quando não existir) e configurar a infra-estrutura necessária para a correta utilização dos itens de configuração pela equipe. Devem ser consideradas a configuração e disponibilização do repositório de configuração e da ferramenta, bem como dos mecanismos de controle de mudanças a serem usados pela equipe.

A configuração do repositório para os itens de configuração do projeto deve ser realizada com cuidado, definindo-se claramente a localização e as permissões de acesso de cada item. Esta atividade compreende:

  • Escrever no Plano de Configuração:
    • Validar e atualizar as regras de versionamento e de nomenclatura dos Itens de Configuração
    • Estrutura de diretórios
    • Definição de permissões de acesso a Itens de Configuração e diretórios do repositório
    • Definir localização e política de Backup do repositório do projeto
  • Criar no repositório (de acordo com o definido no Plano de Configuração) 
    • Estutura de diretórios
    • Criação de contas dos usuários
    • Permissões de cada usuário

O Analista de Configuração deve inciar o documento de Configuração de Ambiente, descrevendo as características e informações do Ambiente de Desenvolvimento. Este documento será atualizado ao fim da Fase de Planejamento, podendo ser completo com os ambientes de Homologação e Produção na fase de Construção.

Além do repositório, o Analista de Configuração deve configurar a ferramenta de controle de mudanças. Deve ser definido também o fluxo de transição de estados de uma solicitação de mudança e seu mapeamento para a ferramenta de controle de mudanças. Este fluxo será usado no processo de Controle de Mudanças.

As ferramentas de controle de mudança, bem como o repositório do projeto, devem ser relatados no Plano de Configuração com instruções de acesso.

Adicionar documentos da fase de prospecção
Obter Itens de Configuração da fase de Prospecção relativas ao Projeto e copiá-los para o repositório criado, de acordo com o Plano de Configuração, a fim de gerar a primeira Baseline de Planejamento Inicial.
Properties
Predecessor
Multiple Occurrences
Event Driven
Ongoing
Optional
Planned
Repeatable
Key Considerations
Planejamento da equipe, definição dos itens de configuração, planejamento e criação dos ambientes de trabalho, definição das políticas e critérios de geração de baselines e releases de software.